Tudo o que me motiva a ser melhor a cada dia

Receba nossas atualizações por e-mail:

Insira seu e-mail:

Publicidade

Leitura rápida!

Acelere 3x sua leitura

O Mito do Crescimento Populacional Ilimitado

Seria o crescimento da população mundial ilimitado?

Seria o crescimento da população mundial ilimitado?

As teorias mathusianas e neomauthusianas foram responsáveis por disseminar alguns grandes mitos em relação a um suposto crescimento populacional ilimitado e suas consequências nefastas para o planeta. De forma mais recente alguns utilizaram as ideias malthusianas – alaboradas por volta de 1798 – dentro do discurso verde, no sentido de que o crescimento populacional ilimitado levaria ao esgotamento de uma série de recursos naturais.
Uma questão importante que se deve levantar é se realmente a noção do crescimento populacional ilimitado tem algum fundamento concreto.

Para responder a essa pergunta vou recorrer, novamente, a Hans Rosling e mais uma de suas excelentes palestras no TED, em verdade já abordei o tema desta palestra em “A influência da religião nas taxas de natalidade”.

Qual será o número de crianças no mundo no futuro?

Qual será o número de crianças no mundo no futuro?

Rosling nos mostra nesta palestra que o número de crianças no mundo, atualmente na casa dos 2 bilhões, tende a permanecer neste nível, diferentemente do que muitas teorias catastrofistas previam. Isso se deve a claras tendências mundiais de diminuição das taxas de natalidade. O mesmo mundo que no ano de 1960 vias a maioria absoluta de seus países com taxas de natalidade altíssimas, muitos superiores a 5 filhos, está hoje com uma média de 2,4 filhos.

O número de crianças no mundo não irá crescer, vai permanecer em 2 bilhões

O número de crianças no mundo não irá crescer, vai permanecer em 2 bilhões

Ele demonstra que a superação da miséria absoluta e das altas taxas de mortalidade infantil são aspectos fundamentais para uma taxa de fertilidade estável e inferior a 3 filhos por mulher.

Neste sentido Rosling nos diz que a população mundial tende a ficar estável na casa dos 10 bilhões de habitantes, deixando para trás, de uma vez por todas, o mito do crescimento populacional ilimitado.

A população mundia será de 10 bilhões

A população mundia será de 10 bilhões

Um aspecto muito interessante a ser notado é que as pesquisas apresentadas por Rosling mostram que a tendência de diminuição das taxas de natalidade estão muito mais relacionadas a modernização das sociedades do que propriamente a níveis de riquesa e menos ainda a questões religiosas.

A modernização do Quatar foi fundamental para a diminuição de suas taxas de fertilidade

A modernização do Quatar foi fundamental para a diminuição de suas taxas de fertilidade

Para concluir a palestra ele finaliza nos alertando que quaisquer que sejam os cenários ou desafios que estejamos prevendo para o futuro do planeta, devemos nos preparar para este desafios tendo em mente que seremos um mundo com 10 bilhões de habitante.

10 bilhões, é este o tamanho final de nosso desafio.

PS.: é fundamental assistir a palestra a partir dos 10:40 quando Rosling demonstra, usando algumas caixas, como a população vai crescer dos atuais 7 bilhões para 10 bilhões de habitantes e como permanecerá neste patamar.

No Comments Yet

Deixe uma resposta

Publicidade

Páginas