Tudo o que me motiva a ser melhor a cada dia

Sumo Business Blueprint – Review – Parte 1

Plano de NegóciosO que é o Sumo Business Blueprint?

O Sumo Business Blueprint é um curso desenvovido pelo pessoal da AppSumo, Noah Kagan e Neville Medhora. A promessa é lhe dar o passo-a-passo para encontrar uma ideia, testá-la e transformá-la em um negócio, tudo isso em apenas um fim de semana. E se você está pensando que esse é apenas um conjunto de técnicas e teorias é porque você não conhece o pessoal da AppSumo, a promessa deles não é apenas falar sobre como fazer, mas sim mostrar efetivamente como faz e montar um negócio na sua frente executando cada passo e te guiando para que você faça o mesmo com suas próprias ideias.

Como o Sumo Business Blueprint é estruturado?

O curso é dividido em 4 partes:

  • Part 1 – Learning the technical stuff
  • Part 2 – Let’s build a business right in front of your eyes
  • Part 3 – Killing the “Wantrepreneur”
  • Part 4 – The next steps to take

O curso é formado por vídeos e pequenos textos que complementam ou esclarecem o vídeo, digamos que 90% do curso é video e apenas 10% texto. Tanto os videos quanto os textos são feitos de forma bastante informal e direta, não há enrolação, os caras vão direto ao ponto naquilo que precisa ser falado e naquilo que precisa ser mostrado.

Uma observação importante é que se você não domina o inglês, infelizmente você não vai conseguir acompanhar o curso. Como eu disse a maior parte do curso é em video e esses caras não falam como CEOs de companhias tradicionais, eles falam como qualquer jovem americano falaria em uma conversa de amigos, ou seja, com gírias, piadas e de forma relativamente rápida, portanto se você não é capaz de, pelo menos assistir a um seriado sem legenda, por exemplo, você provavelmente não conseguirá tirar o máximo de proveito deste curso.

Aliás, a forma de falar, do Noah e do Neville neste curso pode irritar alguns que poderiam esperar algo “mais sério”, eu diria “mais careta”. O fato é que a forma deles de falar e de conduzir o curso me parece excelente. Eles conseguem algo que eu considero muito importante (importante para mim, pessoalmente, inclusive) que é tirar toda a formalidade, o peso e a dificuldade do mundo do empreendedorismo.

Tenho certeza que muitos dos que estão lendo este post já pensaram em começar um negócio e desistiram sem nem mesmo tentar e isso por começar a ver dificuldades demais no processo, é aí que o Sumo Business Blueprint tem um grande valor, o curso te faz perceber que não precisa ser difícil e nem é muito trabalhoso, não só porque eles dizem isso, mas porque eles fazem as coisas bem diante dos seus olhos, algumas vezes em pouquíssimos minutos.

Mas um negócio criado em alguns poucos minutos? Isso é mesmo possível?

A resposta rápida é: sim, é possível.

A resposta um pouco mais longa é: o primeiro objetivo do Sumo Business Blueprint é mostrar que praticamente qualquer ideia pode se tornar um negócio, depois disso eles mostram como validar essa ideia, ou seja, como verificar se ela funciona e se tem real potencial para se tornar um bom negócio e isso pode sim, ser feito em pouquíssimo tempo, em alguns poucos minutos até.

A ideia é que você teste e ponha a prova diversas ideias de negócios em pouquíssimo tempo para que você realmente só invista tempo e dinheiro naquelas que se mostrarem realmente promissoras, ou seja, você não vai dedicar dois anos, ter enormes dores de cabeça com burocracias e gastar milhares de reais para só então descobrir que sua ideia de negócio não era tão boa quanto parecia. Você vai poder testar seu negócio em pouquíssimo tempo e muitas vezes sem gastar absolutamente nada.

Mas isso parece bom demais para ser verdade…

É eu sei que parece bom demais para ser verdade e eu mesmo teria grande dificuldade para acreditar nisso tudo que escrevi aí em cima, mas aí está outro grande valor do Sumo Business Blueprint, ele consegue ser inspirador, criar “momentum” e fazer você agir. E para ser bastante sinceramente, se fosse só isso, para mim o curso já se pagaria.

E você recomenda o curso?

Se você realmente ainda está se perguntando se eu recomendo este curso, eu realmente não estou escrevendo bem este post, porque eu fiquei muito empolgado com o curso e definitivamente recomendo.

Estou dizendo isso logo de cara antes mesmo de terminar a série de posts de review porque a oferta do curso com preço especial lá na AppSumo é por tempo limitado, então se você esperar por toda minha análise aqui talvez você perca a oferta, mas não se preocupe, pois o curso continuará disponível em seu preço normal e ainda assim valerá a pena.

Talvez você seja do tipo desconfiado que quer mais informações, não tem problema nos próximos posts eu vou analizar cada uma das partes do curso Sumo Business Blueprint e depois vou compartilhar minhas próprias experiências com o que aprendi no curso, afinal não basta aprender tudo isso se não for para colocar tudo em prática.

Até o próximo post.

Caso você tenha perguntas específicas sobre o curso use os comentários e farei o máximo para respondê-las.

Leia também as outras partes deste review:

Cursos AppSumo – Review

Sumo Business Blueprint – Review – Parte 2

Sumo Business Blueprint – Review – Parte 3

3 Comments

  1. November 13, 2011    

    Poxa Rodrigo, fiquei curioso para saber mais sobre o material em sí.

    Um pouco sobre a metodologia de teste do negócio e etc..

    Mas valeu o post!

    Abraços,

    Caio

  1. Sumo Business Blueprint – Review – Parte 2 | Rodrigo Alexandre Coelho Blog on November 1, 2011 at 11:59
  2. Sumo Business Blueprint – Review – Parte 3 | Rodrigo Alexandre Coelho Blog on November 13, 2011 at 10:33
  3. Cursos AppSumo – Review | Rodrigo Alexandre Coelho Blog on November 13, 2011 at 10:40

Leave a Reply

Insira seu e-mail:

Publicidade

Leitura rápida!

Acelere 3x sua leitura