Rodrigo Alexandre Coelho Blog

Information

This article was written on 11 Oct 2011, and is filled under Desenvolvimento.

Current post is tagged

,

Como escrever melhor?

Canetas e página em brancoEste blog ainda está em seus primeiros dias de nascimento e embora eu já tenha tido outros blogs, alguns que duraram anos e nos quais eu escrevia diariamente, o fato é que começar um blog não é tarefa tão fácil quanto pode parecer a primeira vista, em verdade o difícil, evidentemente, não é começar um blog, mas sim escrever com qualidade e com frequência.

É comum ouvir alguém falar sobre bloqueio criativo sempre que se depara com uma página em branco, mas saiba que existem soluções simples para isso.

Imagine um jornalista, por exemplo, é muito pouco provável que ele seja excepcionalmente mais criativo que eu ou você, possível leitor, apesar disso ele é capaz de entregar textos de qualidade diariamente para manter o emprego e não só isso, além de escrever os textos, ele também consegue assuntos interessantes, ou ao menos, lhes dá uma forma interessante para prender a atenção do leitor. Mas qual é, então, o segredo para escrever melhor?

A dica de um autor de best sellers

Há algumas semanas Seth Godin postou em seu blog um texto intitulado “Talker’s block“, no qual falava que o tal “bloqueio criativo” que nos afeta tanto na hora de escrever não existe quando vamos falar, o motivo é muito simples, e é aí que reside a chave para escrever melhor, nós exercitamos a fala o tempo todo, temos anos de prática diária no falar, tivemos inúmeras oportunidades para ver o que dava bons ou maus resultados ao falar, seja quanto as expressões usadas, quanto a forma de começar, quanto as palavras ou tom de voz usados.

Para escrever, no entanto, poucos de nós teve o mesmo nível de experiência ou o mesmo volume de treinamento.

A dica de Seth Godin então é apenas que você apenas escreva, escreva diariamente e escreva em público, em um blog, por exemplo. No início o processo pode ser penoso e difícil, mas com o tempo escrever vai não só se tornar mais fácil, como você também passará a escrever melhor.

É uma dica simples, mas muito eficiente e que eu já estou pondo em prática.

 

Se você se interessa por marketing, comunicação e empreendedorismo eu recomendo fortemente que você conheça o blog de Seth Godin e também alguns de seus livros:

Leave a Reply

%d bloggers like this: